Novidades do Linux Samba4

Porque utilizar o Samba4 como servidor de domínios em sua rede?

Novidades do Linux Samba4

SERVIDOR LINUX SAMBA 4

O que é o Samba 4?

Inicialmente cabe destacar que para Viegas (2013) “em termos mais simples, o Samba 4 é uma ambiciosa reformulação do código do Samba” e um dos “grandes objetivos do SAMBA 4, é a compatibilidade com o AD”.

Já Burgardt (2010, p. 29) escreve que “basicamente, o Samba é um servidor e um conjunto de  ferramentas que permite o compartilhamento de arquivos e impressoras sistemas Windows e Linux” e que “usando o Samba em um servidor Linux, ele se comporta exatamente como um servidor Windows, podendo inclusive autenticar usuários e compartilhar impressoras”.

O mesmo Burgardt (2010, p. 29) aponta também que “outra característica do Samba é que ele pode atuar como um Controlador Primário de Domínio (PDC), armazenando perfis de usuários, realizar controle de acesso, sendo suas as configurações tão efetivas quanto às de um servidor Windows [...]”.

Em outras palavras, ele é um sistema operacional de código fonte aberto, compatível com o protocolo SMB (Server Message Block), utilizado em computadores com o Microsoft Windows e o macOS para executar atividades de compartilhamento de recursos, como arquivos e impressoras.

Com o Samba 4, gestores de TI podem criar um ambiente de Active Directory que integre dispositivos de múltiplos sistemas operacionais.

Compatibilidade com redes Windows

Seguindo destaca-se que Foca (2005) apud Burgardt (2010, p. 32) leciona que “[...] o Samba pode ser usado como servidor de arquivos, pois conversa com rede Windows graças às implementações do protocolo SMB. Atualmente conhecido como CIFS (Common Internet File System) ou SMB/CIFS, que é uma melhoria do protocolo SMB feita pela Microsoft [...]”.

Burgardt (2010, p. 32) destaca ainda que: Além da função de servidor de arquivos, o Samba pode ser usando também como Controlador de Domínio ou DC (Domain Controller), também conhecido como Controlador de Domínio Primário ou PDC (Primary Domain Controller) (MORIMOTO, 2005). O Controlador de Domínio é responsável por fornecer autenticação para os clientes, sejam sistemas Linux ou Windows. Ou seja, apenas centraliza contas de usuários e fornece recursos voltados para a administração de usuários, como a gestão de perfis móveis, que são as configurações de usuários que são lidas, independente de qual máquina o usuário utilize. Em uma rede de com pouco mais de 10 clientes a necessidade de ter um PDC é mais aparente, pois fica cada vez mais difícil de gerenciar as contas de clientes e máquinas conforme o crescimento da rede. Com o Controlador de Domínio também é possível fornecer acesso por perfis móveis onde o usuário pode ter acesso à sua área de trabalho independente da máquina (da mesma rede) onde faz o login. Em contrapartida, bloqueando uma conta de usuário, automaticamente este estará bloqueado em
todas as máquinas gerenciadas pelo Controlador de Domínio [...].

Recursos da nova versão 4

Viegas (2013), por seu lado, quando se reporta as principais características do “SAMBA 4” aponta que de um modo geral elas envolvem:

Suporte para logon do “Active Directory” e protocolos de administração que suportam o Windows XP, Windows 7 e Mac OS X clientes;
Suporte para definições de política de grupo (GPO);
Completo comportamento do NTFS para backends de compartilhamento;
Um servidor interno LDAP, com a semântica AD;
Um servidor Kerberos interno, incluindo apoio PAC;
Integração do Active Directory DNS;
Um servidor DNS interno com suporte para atualização dinâmica;
Bind9 integração para AD suporte DNS (com DLS);
Melhor escalabilidade do micro ao instalações muito grandes;
Nova infra-estrutura do RPC (PIDL);
Uma arquitetura de banco de dados flexível (LDB);
Suporte ao Python – utilizado amplamente por clients e ferramentas de gestão.

 

Caso precise de alguma solução envolvendo servidores linux em sua rede ou empresa, clique no botão abaixo para saber como um servidor linux pode impactar positivamente em sua infraestrutura.

SERVIDORES LINUX FLUXX

Olá, deixe seu comentário para Novidades do Linux Samba4

Enviando Comentário Fechar